29 outubro 2023

Jogos Pan-Americanos 2023: Brasil fatura dois ouros nas duplas feminina e masculina do tênis e prata nas duplas mistas

Ao que tudo indica, o Brasil chegou em Santiago para fazer história. Depois do segundo lugar inédito no beisebol, o país conquistou dois ouros e uma prata no tênis, neste sábado (28/10), após longo jejum nos Jogos Pan-Americanos. As brasileiras Laura Pigossi e Luisa Stefani levaram o ouro contra as colombianas Fernanda Herazo e Paulina Perez, enquanto Marcelo Demoliner e Gustavo Heide bateram os donos da casa, Alejandro Tabilo e Tomás Barrios, por 2 sets a 1. Demoliner e Stefani ficaram com a prata, em terceiro jogo, pelas duplas mistas, contra Yuliana Lizarazo e Nicolas Barrientos, por 2 a 0.

Os números são altos: depois de vinte e quatro anos, nas duplas masculinas, vinte anos, nas femininas, o Brasil voltou ao lugar mais alto do pódio dos Jogos Pan-Americanos. Já nas duplas mistas, o país levou a prata, após um hiato de 32 anos.

Ouro nas duplas masculinas

A torcida chilena não deu nem tempo para Marcelo Demoliner e Gustavo Heide entrarem em quadra, neste sábado. Assim que os brasileiros pisaram no saibro, as vaias começaram. Foi difícil para os donos da casa saberem o que viria pela frente. A dupla do Brasil lutou até o último segundo do tie-break, em partida difícil, e detonaram os chilenos Alejandro Tabilo e Tomás Barrios por 2 a 1, parciais de 6/1, 2/6 e 10/7.

Ouro nas duplas femininas

As brasileiras Laura Pigossi e Luisa Stefani conquistaram a medalha de ouro, neste sábado, na partida mais suada da competição, contra as colombianas Fernanda Herazo e Paulina Perez, por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/3.

No primeiro set, as brasileiras chegaram a três games de vantagem, fazendo 5 a 3. Mas as colombianas correram atrás na disputa e empataram. Com jogadas impressionantes, Laura mostrou reação e fez as adversárias se atrapalharem, garantindo o primeiro passo rumo ao ouro, ao lado de Luisa.

De volta à quadra, o jogo ficou empatado em 2 games para cada lado. Mesmo embaixo de uma leve chuva, as brasileiras deram uma guinada a partir do quinto game e não deram chance às colombianas, mantendo a liderança na segunda metade do jogo, até fecharem a vitória em 6 a 3.

- Estou muito feliz de conseguir esse ouro para o Brasil, acho que tanto para mim quanto para a Lu (Stefani) representa muito poder vestir as cores do nosso país, me sinto muito feliz com essa conquista - disse Laura.
Essa foi a segunda vitória de Laura neste sábado, depois de ter derrotado a argentina Julia Riera, pela semifinal no simples feminino, por 2 a 1, na competição de Santiago. A tenista garantiu uma vaga olímpica com o resultado, além da chance de disputar o ouro, neste domingo. Sua parceira de duplas, Luisa, esteve na plateia durante a partida, torcendo pela amiga, durante tie-break emocionante.

- Eu vim para assistir, eu queria muito estar com ela nesse momento, eu sabia que ela iria ganhar, mas a gente passou todo aquele momento vai-não-vai, mas acho que eu nunca deixei de acreditar. Eu queria estar lá para ela ter certeza também de que ela não ia parar de acreditar. Eu tinha certeza de que ela iria lutar até a última bola, no final contou bastante a luta, a garra que ela teve, nos altos e baixos do jogo. Quando acabou eu comecei a me emocionar, porque eu sei quanto ela trabalha e o quanto ela merece - disse Luisa sobre a parceira de quadra.

Prata nas mistas

Com o peso mais que bem-vindo de duas medalhas de ouro recém-conquistadas, Luisa Stefani e Marcelo Demoliner se uniram em quadra contra a dupla colombiana Yuliana Lizarazo e Nicolas Barrientos, pelo terceiro confronto brasileiro do dia.

No primeiro set, Luisa e Marcelo acabaram sucumbindo ao jogo rápido dos colombianos, fechando em 3/6. No entanto, com uma pequena, porém, significante torcida incansável, que cantava "Explode, coração" a plenos pulmões, Luisa e Marcelo se reergueram e conseguiram até manter a liderança por alguns games, no segundo set. A vitória acabou sendo colombiana, por 2 sets a 0, com a segunda parcial em 4 a 6, mas a prata brasileira veio com muito sabor para os dois tenistas, que receberam a segunda medalha do dia.

Parabéns aos atletas pelas conquistas!!!

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: