01 junho 2025

Liga dos Campeões 2024/25: PSG atropela a Inter com o brilho de Doué e enfim conquista a Champions

O PSG chegou ao topo da Europa e conquistou a Champions League pela primeira vez ao golear a Inter de Milão por 5 a 0, neste sábado, em final disputada em Munique. E foi em grande estilo: depois de anos de frustração com astros galácticos, coube a um jovem de 19 anos, Desiré Doué, ser o grande herói. Ele marcou dois gols e deu uma assistência no atropelo diante dos italianos. Hakimi, Kvaratskhelia e Mayulu também marcaram na maior goleada da história das finais da Liga dos Campeões. A Orelhuda, enfim, vai para Paris.

Os 90 minutos

O inédito título veio com um banho de bola. O PSG foi melhor do início ao fim e aos 20 minutos já vencia por 2 a 0, com gols de Hakimi (10') e Doué (19'). Levou esse placar para o intervalo, mas cabia mais. E coube. No segundo tempo, mais uma vez sem ser incomodado pela Inter de Milão, atropelou novamente e marcou mais três. Doué, Kvartskhelia e Mayulu, aos 17, 27 e 40 minutos fecharam a conta. Um placar fiel ao que aconteceu em campo. O Paris teve mais posse de bola (59%) e sobrou em finalizações (23 a 8) e grandes chances criadas (8 a 1). Um campeão incontestável.

Doué, contratado no começo da temporada, foi o craque da final em Munique. Primeiro, brilhou com um cruzamento preciso para Hakimi abrir o placar. Depois, apareceu para finalizar e aumentar a vantagem ainda aos 20 minutos de jogo. Marcou o segundo gol no começo da etapa final, tirando a camisa e deixando a conquista praticamente encaminhada. Logo depois, foi substituído para ser aplaudido de pé pela noite histórica.

Outro protagonista na conquista histórica para o PSG é o técnico Luis Enrique. Campeão europeu há 10 anos com o Barcelona, ele repetiu o feito em sua segunda temporada em Paris. Para isso, colocou em prática seu estilo de pulso firme, que não abre mão da posse de bola e da marcação alta - algo muito visto em ação nesta final. Também foi o responsável por construir um time que foi efetivo sem a presença dos antigos pilares, Messi, Neymar e Mbappé. E celebrou em campo neste sábado lembrando da filha, Xana, que morreu em 2019, aos nove anos, vítima de um tumor ósseo.

Remanescente do vice-campeonato em 2020, Marquinhos viveu um momento histórico na carrreira neste sábado. Além de conquistar um troféu inédito, ele foi o responsável por erguer o troféu da Champions League como capitão do PSG. Ele é o segundo brasileiro a ter tal honra, unindo-se a Marcelo, que fez o mesmo com o Real Madrid.

Marquinhos levanta o troféu: o PSG é campeão da Champions League (Foto: Getty Images)

Parabéns ao PSG pela conquista da Liga dos Campeões 2024/25!!!!

Fonte: globoesporte.com




Leia Mais »

30 maio 2025

Liga Conferência 2024/25: Chelsea vence Betis de virada, leva a Liga Conferência e é "campeão de tudo" na Uefa

Pode não ser a competição mais importante da Uefa, mas o Chelsea tem um motivo especial para celebrar a conquista da Liga Conferência. Com uma goleara por 4 a 1 sobre o Betis nesta quarta-feira, na Polônia, o time inglês levantou o troféu do torneio de terceiro escalão europeu e se tornou o primeiro clube a conquistar todos os títulos continentais possíveis. O Chelsea é bicampeão da Champions League (2012 e 2021) e tem duas taças da Liga Europa (2013 e 2019), duas Supercopas da Uefa (1998 e 2021), além de dois títulos da extinta Copa dos Campeões de Copa.

O jogo

Com ótima atuação coletiva e muita disciplina tática, o Betis abriu vantagem sobre o Chelsea no primeiro tempo. Logo aos oito minutos, aproveitando um erro da defesa inglesa, Isco recebeu na área e rolou para Ezzalzouli abrir o placar com um chute cruzado. Mesmo em desvantagem, o Chelsea não conseguiu se livrar da boa marcação espanhola e foi para o intervalo sem sequer ameaçar o gol de Adrián.

Com Reece James na vaga de Malo Gusto, o Chelsea voltou do intervalo com outro espírito. A pressão ganhou, enfim, efetividade, e a mudança passa também pelo crescimento de Cole Palmer. A jovem revelação inglesa assumiu o protagonismo, e dos seus pés saíram os passes para Enzo Fernández empatar de cabeça, aos 19, e Nicolas Jackson virar o placar, completando de peito o cruzamento na pequena área, aos 24. Com espaço para os contra-ataques, o Chelsea ampliou aos 37, com Jadon Sancho, e já nos acréscimos chegou à goleada com um gol de Moisés Caicedo.

Quarto colocado no Campeonato Inglês, o Chelsea se despede da temporada europeia com a festa do título da Liga Conferência e agora se prepara para a Copa do Mundo de Clubes, em junho e julho, nos Estados Unidos. O time inglês vai enfrentar o Flamengo no dia 20 de junho, pela segunda rodada do Grupo D. A estreia será dia 16, mas o adversário só será conhecido neste sábado, quando Los Angeles FC e América do México disputarão a última vaga no torneio. Completa a chave o Esperánce, da Tunísia.

Jogadores e comissão técnica comemorando o título da Liga Conferência (Foto: site oficial do Chelsea)

Jogadores comemorando o título da Liga Conferência (Foto: site oficial do Chelsea)

Parabéns ao Chelsea pela conquista da Liga Conferência 2024/25!!!!

Fonte: globoesporte.com
Leia Mais »

Mundial de Tênis de Mesa 2025: Hugo Calderano cai na final e fica com prata inédita do Mundial de tênis de mesa

No peito de Hugo Calderano brilha uma prata inédita. Neste domingo, o brasileiro de 28 anos foi o primeiro atleta de fora da Ásia ou da Europa a disputar uma final do Mundial de tênis de mesa. Em Doha, o número 3 do mundo não conseguiu superar o vice-líder do ranking, que venceu por 4 a 1 - parciais de 12/10, 11/3, 4/11, 11/2 e 11/7. 

Wang Chuqin manteve a hegemonia chinesa de 22 anos no torneio, que só fica atrás das Olimpíadas em importância na modalidade. Ainda assim, Hugo Calderano se consolidou entre os grandes nomes do esporte com uma medalha histórica para o Brasil.

O jogo

O equilíbrio marcou os primeiros pontos do jogo. Wang Chuqin chegou a abrir três pontos de vantagem (6/3). Hugo se recuperou e virou com cinco pontos seguidos, alcançando o triplo set point (10/7). Só que o chinês também teve uma arrancada de cinco pontos para levar a primeira parcial: 12/10.

Calderano começou bem o segundo set, abrindo 2/0. Só que Qang Chuqin cresceu e anotou dez pontos seguidos (10/2), aproveitando-se de erros do brasileiro, inclusive no saque. Hugo salvou um set point, mas a parcial já estava nas mãos do chinês: 10/3.

Hugo passou a vibrar mais no terceiro set, e o jogo virou. O brasileiro conseguiu uma sequência de cinco pontos seguidos para abrir boa vantagem (6/2). O chinês tentou uma reação, mas uma nova arrancada de cinco pontos do brasileiro selou a parcial: 11/4.

Wang Chuqin respondeu atropelando no quarto set. O chinês não deu chances para Hugo, abrindo 5/0. Uma segunda arrancada de cinco pontos colocou a parcial nas mãos de Wang Chuqin, que fechou em 11/2 e ficou a um set do título.
O chinês manteve o forte ritmo e abriu 6/3 no quinto set. Calderano então pediu tempo técnico - cada jogador só tem um pedido por jogo -, mas o brasileiro não conseguiu reverter o placar. Wang Chuqin abriu 10/6 e teve um quádruplo match point. Hugo salvou um ponto do título, mas o chinês aproveitou a segunda oportunidade para se tornar campeão mundial: 11/7.

- Não consegui apresentar o meu melhor hoje. Tenho certeza de que foi mais a parte física que pesou. O jogo de ontem (da semifinal) me esgotou. Estou exausto ainda. Tentei me recuperar da melhor forma possível. Ali durante a partida, tentei fazer o melhor, brigando, tentando me ativar mentalmente e fisicamente, mas não tinha mais nada no tanque. Mas olhando de uma forma geral, foi um campeonato incrível. Se falasse antes que eu sairia com uma medalha, eu ficaria muito feliz. No final consegui fazer o melhor que dava para fazer - disse Calderano.

Em abril, Hugo havia se tornado o primeiro mesa-tenista de fora da Ásia ou da Europa a conquistar o título da Copa do Mundo, com direito a vitória sobre o número 1 do mundo na final, o chinês Lin Shidong. No caminho para o troféu, o brasileiro havia vencido inclusive Wang Chuqin na semifinal. Desta vez, Calderano não conseguiu repetir o desempenho contra o chinês, que agora tem cinco vitórias em sete confrontos com o brasileiro.

- Foi uma semana incrível. Vinha de um título da Copa do Mundo, jogando muito bem. Sabia que seria um grande desafio manter essa forma aqui no Mundial, porque o nível é muito alto. Estou muito orgulhoso de mais uma vez conseguir jogar nesse nível. Espero continuar evoluindo cada vez mais.

Vice-campeão mundial em 2023, Wang Chuqin era favorito ao título de simples nas Olimpíadas de Paris, mas caiu na segunda rodada diante do sueco Truls Moregardh, algoz de Calderano na França e vice-campeão olímpico. Ainda assim, o chinês deixou os Jogos com dois ouros: por equipes e nas duplas mistas. A conquista do Mundial de Doha recoloca Wang Chuqin no topo, confirmando o status que o próprio Calderano apontou: o chinês hoje é o melhor do mundo.

Antes do torneio de Doha, o melhor resultado de Hugo em um Mundial havia sido as quartas de final de 2021, quando foi superado por Liang Jingkun - o brasileiro deu o troco no chinês na semifinal deste ano. Foram dois degraus a mais superados por Calderano para chegar à inédita medalha de prata.

O Mundial é disputado desde 1926, ou seja, há quase um século. É a competição com o maior número de atletas — são 128 nas chaves individuais masculinas e femininas. E ainda há os torneios de duplas masculinas, femininas e mistas. Na ordem da importância, ele só perde para as Olimpíadas. A Copa do Mundo vencida por Hugo em abril é o terceiro campeonato nesse ranking de relevância do tênis de mesa.

CAMPANHA DE HUGO CALDERANO EM DOHA

1ª rodada: Hugo Calderano 4x1 Rogélio Castro (MEX) (11/8, 9/11, 11/3, 11/4 e 11/4)

2ª rodada: Hugo Calderano 4x0 Wassim Essid (TUN) (11/5, 11/3, 11/5 e 11/4)

3ª rodada: Hugo Calderano 4x2 Kirill Gerassimenko (CAZ) (9/11, 9/11, 11/5, 12/10, 11/9 e 11/7)

Oitavas de final: Hugo Calderano 4 X 0 Quadri Aruna (NIG) (11/4, 11/4, 11/4 e 11/6)

Quartas de final: Hugo Calderano 4 X 1 An Jae-Hyun (COR) (11/5, 11/6, 9/11, 11/7 e 12/10)

Semifinal: Hugo Calderano 4 X 3 Liang Jingku (CHN) (15/13, 11/7, 8/11, 11/8, 3/11, 7/11 e 11/9)

Final: Hugo Calderano 1 x 4 Wang Chuqin (CHN) (10/12, 3/11, 11/4, 2/11 e 7/11)

Parabéns ao atleta pela conquista!!!

Fonte: globoesporte.com
Leia Mais »

Tênis 2025: Luisa Stefani é campeã de duplas em Estrasburgo e leva primeiro título da carreira no saibro

Luisa Stefani conseguiu o primeiro título de saibro da carreira. Neste sábado, jogando ao lado da húngara Timea Babos, a brasileira foi campeã de duplas do WTA 500 de Estrasburgo, disputado na França. A dupla fez um jogo difícil contra a chinesa Hanyu Guo e a norte-americana Nicole Melichar-Martinez, mas venceram por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 (4) e 7/10. Em Hamburgo, na Alemanha, Fernando Romboli foi vice-campeão de duplas.

jogo

Luisa e Babos começaram dominando o primeiro set, chegando rapidamente ao quarto game. A partir dessa parcial, Guo e Melichar-Martinez iniciaram uma reação, chegando a assustar a dupla da brasileira ao encostar no placar com três games ganhos. Sem dar chances para as adversárias, Luisa e Babos voltaram ao jogo com bolas mais agressivas e fecharam em 6 a 3.

O jogo ficou acirrado, com Guo e Melichar-Martinez encostando ponto a ponto e empatando em 4 a 4. A dupla conseguiu a virada ao quebrar o serviço de Luisa e Babos, que começaram o décimo game abrindo o placar e se recuperaram a partir dessa parcial, mas novamente deixaram as adversárias empatar. Guo e Melichar-Martinez foram para cima e levaram o segundo set por 7/6 (4).

Luisa e Babos começaram o terceiro set perdendo, mas conseguiram uma reação e abriram 3 games a 2. As adversárias chegaram a empatar novamente em 7 a 7, mas a dupla da brasileira manteve o foco para confirmar os serviços e quebrar os das rivais, levando o título por 10 a 7 na última parcial.

Esse foi o 11° título da carreira de Luisa Stefani, mas o primeiro em um torneio de saibro. Ela já foi finalista em Estrasburgo em 2020, quando ainda era um WTA 250. Luisa e Babos estão construindo uma parceira vitoriosa. Também neste ano, a dupla foi campeã no piso duro em Linz, na Áustria, e semifinalista do WTA 500 de Stuttgart, na Alemanha. Com o título na França, a brasileira deve ganhar três posições no ranking de duplas.

Luisa e Babos avançaram à final em Estrasburgo após a desistência das cabeças de chave 1, a canadense Gabriela Dabrowski e a neozelandesa Erin Routtliffe. A dupla abandonou o torneio depois da canadense sentir dores na costela e não conseguir entrar em quadra. Agora, Stefani e Babos vão a Paris para disputar o torneio de duplas de Roland Garros.

Fernando Romboli é vice-campeão de duplas em Hamburgo

Fernando Romboli jogou a maior final da carreira neste sábado, mas não conseguiu o título do ATP 500 de Hamburgo, disputado na Alemanha. Jogando ao lado do argentino Andrés Molteni, Romboli perdeu a decisão de duplas para os italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori, vice-campeões de Roland Garros no ano passado, por 2 sets a 0 (parciais de 6/4 e 6/0).

Parabéns a Luisa Stefani pela conquista!!!

Fonte: globoesporte.com
Leia Mais »

29 maio 2025

Liga dos Campeões Feminina 2024/25: Arsenal vence o Barcelona e conquista título da Champions League Feminina

O Arsenal é o campeão da Champions League Feminina. Com gol de Blackstenius, a equipe inglesa venceu o Barcelona por 1 a 0 no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e voltou a conquistar a Europa 18 anos depois do primeiro título. O Barça tinha a chance de faturar a taça pela terceira vez consecutiva, mas ficou com o vice-campeonato.

O Arsenal foi melhor no primeiro tempo. Com as melhores chances, chegou a ter um gol anulado, mas não conseguiu sair na frente no Estádio José Alvalade. Se a equipe inglesa teve as melhores chances nos 45 minutos iniciais, foi a vez do Barcelona começar a empilhar oportunidades no segundo tempo.

Quem não faz, leva. Depois do Barça perder um caminhão de gols, Mead encontrou um passe incrível para Blackstenius fazer o 1 a 0 do Arsenal aos 30 minutos. Em um jogo apertado, o Barcelona tentou empatar, mas as inglesas fecharam a casinha para impedir o empate. Williamson, zagueira do Arsenal, brilhou na defesa.

Essa foi a quinta final seguida do Barcelona. A equipe catalã foi vice em 2021/22 e ficou com a taça nas edições de 2020/21, 2022/23 e 2023/24. Com a derrota para o Arsenal, o Barça perdeu a chance de faturar o tricampeonato seguido.

A conquista deste sábado foi a segunda do Arsenal na Champions League Feminina. Antes, a equipe havia vencido a competição em 2006/07, quando bateu o Umea, da Suécia.
Arsenal x Barcelona - Champions League Feminina — Foto: REUTERS

Parabéns ao Arsenal pela conquista da Liga dos Campeões Feminina 2024/25!!!

Fonte: globoesporte.com
Leia Mais »

Copa da Alemanha 2024/25: Stuttgart vence o Arminia Bielefeld e conquista a Copa da Alemanha

O Sttutgart atropelou no primeiro tempo e é o campeão da Copa da Alemanha, ao vencer por 4 a 2 o Arminia Bielefeld, neste sábado, em Berlim. Foi o quarto título da equipe na Copa da Alemanha. Antes, havia vencido o torneio nas temporadas de 1953-54, 1957-58 e 1996-97.

A história do jogo poderia ter sido diferente se Bazee, aos 11min, tivesse aberto o placar para o Arminia Bielefeld. O nigeriano, livre na pequena área, chutou no travessão. Um gol perdido incrível! Pouco depois, começou o show do Sttutgart, cirúrgico nos contra-ataques.

Aos 15min Woltemade abriu o placar. Aos 22 quem marcou foi Millot. Aos 28min Undav ampliou, sempre com muita liberdade para os atacantes do Stuttgart, com finalizações certeiras dentro da área.

No segundo tempo, o Stuttgart seguiu dominando e atacando com extrema facilidade. Perdeu algumas chances claras até Millot fazer mais um, o quarto do time. No fim, Kania diminuiu ao completar cruzamento na área. Logo depois, Vagnoman fez um gol contra de cabeça bizarro ao recuar errado para o goleiro.

Parabéns ao Stuttgart pela conquista da Copa da Alemanha 2024/25!!!

Fonte: globoesporte.com
Leia Mais »

Copa da França 2024/25: Com show de Barcola, PSG domina o Reims e vence a Copa da França

O PSG é campeão da Copa da França! Com dois gols de Barcola e um de Hakimi, o Paris Saint-Germain venceu o Reims por 3 a 0 no Stade de France e levantou a taça da competição.A  FINALQue baile! Só deu Paris Saint-Germain desde o primeiro tempo. No começo, o Reims se fechou por completo e fez bem a tarefa, mas pecou em uma das primeiras subidas. Em contra-ataque, Doué acertou um belo passe para Barcola, que abriu o placar aos 15 minutos.
Logo na jogada seguinte, o PSG fez mais um. A dupla foi a mesma: Doué recebeu um belo passe de Marquinhos e deixou Barcola sozinho para fazer o segundo. Perto do fim do primeiro tempo, foi a vez de Barcola cruzar para o gol de Hakimi.
O Reims se fechou no segundo tempo, e o PSG tirou o pé. Diouf, goleiro do Reims, foi o principal motivo do Paris não ampliar a vantagem.
AQUECIMENTO PARA A CHAMPIONSCampeão da Ligue 1 e da Copa da França, o PSG tem a chance de faturar mais um título na temporada 2024/25. No próximo sábado, dia 31, o Paris Saint-Germain enfrenta a Inter de Milão na final da Champions League.
PSG campeão Copa da França (Foto: FRANCK FIFE / AFP)
Parabéns ao PSG pela conquista da Copa da França 2024/25!!!!
Fonte: globoesporte.com

Leia Mais »

28 maio 2025

Cinema 2025: Wagner Moura leva prêmio em Cannes de melhor ator pelo filme 'O Agente Secreto'

Wagner Moura ganhou o Cannes de melhor ator neste sábado (24), pela sua atuação no filme "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho. O diretor recebeu o prêmio no lugar do ator e agradeceu a premiação
Mendonça Filho também recebeu o Cannes de melhor diretor pelo longa.

O longa se destacou como um dos prováveis vencedores do prêmio na última semana, após sua estreia no festival francês ter vindo com cerca de 15 minutos de aplausos, segundo a jornalista Jada Yuan, do "Washington Post".

Desde então, o filme ganhou muitos elogios da crítica internacional e também conquistou o Prêmio da Crítica no Festival neste sábado.

O "The Guardian" também deu nota máxima ao filme brasileiro, definindo-o como "visual e dramaticamente soberbo", além de "ambicioso, complexo e elusivo".

O jornal britânico não foi o único: diversos veículos internacionais também enalteceram o longa na última semana.

O "Hollywood Reporter", por exemplo, chamou o filme de "magistral", com um "retorno maravilhoso de Wagner Moura ao cinema brasileiro". "Ele sempre foi um bom ator, mas Mendonça Filho faz dele uma estrela de cinema".

Já o site The Playlist escreveu que Wagner Moura "comanda" o "belíssimo drama criminal", avaliando o filme como A+ (5 estrelas). Para o site, o filme é uma "obra-prima" de Mendonça Filho, "o esforço mais ambicioso e monumental de uma carreira sem tropeços até agora".

Parabéns ao Wagner Moura pelo prêmio conquistado!!!!

Fonte: g1.globo.com
Leia Mais »

Cinema 2025: Kleber Mendonça Filho leva prêmio em Cannes de melhor diretor pelo filme 'O Agente Secreto'

Kleber Mendonça Filho ganhou o Cannes de melhor diretor neste sábado (24), pelo filme "O Agente Secreto". Wagner Moura também levou a premiação de melhor ator.

O longa se destacou como um dos prováveis vencedores do prêmio na última semana, após sua estreia no festival francês ter vindo com cerca de 15 minutos de aplausos, segundo a jornalista Jada Yuan, do "Washington Post".

Desde então, o filme ganhou muitos elogios da crítica internacional e também conquistou o Prêmio da Crítica no Festival neste sábado.

O "The Guardian" também deu nota máxima ao filme brasileiro, definindo-o como "visual e dramaticamente soberbo", além de "ambicioso, complexo e elusivo".

O jornal britânico não foi o único: diversos veículos internacionais também enalteceram o longa na última semana.

O "Hollywood Reporter", por exemplo, chamou o filme de "magistral", com um "retorno maravilhoso de Wagner Moura ao cinema brasileiro". "Ele sempre foi um bom ator, mas Mendonça Filho faz dele uma estrela de cinema".

Já o site The Playlist escreveu que Wagner Moura "comanda" o "belíssimo drama criminal", avaliando o filme como A+ (5 estrelas). Para o site, o filme é uma "obra-prima" de Mendonça Filho, "o esforço mais ambicioso e monumental de uma carreira sem tropeços até agora".

País de Honra no Festival de Cannes

Em fevereiro, o Festival de Cannes já havia anunciado o Brasil como País de Honra na edição de 2025. A iniciativa, do Marché du Film (mercado de filmes do festival), celebra uma nação diferente a cada ano e reconhece suas contribuições para a indústria cinematográfica global.

O Brasil é o quarto país a receber o título, que já foi da Suíça (2024), Espanha (2023) e Índia (2022).

Manas

Também no Festival de Cannes, Marianna Brennand recebeu o prêmio Women in Motion Emerging Talent, que reconhece o primeiro longa de ficção de diretoras estreantes. O troféu foi entregue por "Manas", produção da Inquietude, em parceria com Globo Filmes.

O filme conta a história de Tielle (Jamilli Correa), garota de 13 anos que vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó e sofre abusos sexuais dentro e fora de casa.

Parabéns ao Kleber Mendonça Filho pela conquista do prêmio!!!

Fonte: g1.globo.com
Leia Mais »

Campeonato Italiano 2024/25: Napoli bate Cagliari com golaços e é campeão italiano pela quarta vez

O Napoli é quatro vezes campeão da Itália! Com domínio do início ao fim, o time de Antonio Conte confirmou o favoritismo e venceu por 2 a 0 o Napoli. McTominay e Lukaku, os melhores jogadores da equipe na temporada, marcaram os belos gols do jogo.

Ávido para resolver rapidamente e conquistar o tetracampeonato, o Napoli foi com tudo para cima e amassou o Cagliari. Foi dono das 15 finalizações da etapa, teve muito volume e posse de bola (72%), mas só foi marcar no fim da etapa, em um golaço do escocês McTominay.

Na etapa final, Lukaku, artilheiro e líder de assistências do time na temporada, anotou rapidamente um golaço em que não deu chances ao ex-palmeirense Mina, que o marcava implacavelmente. O 2 a 0 deu tranquilidade para o Napoli, que fez o tempo passar de forma inteligente e não foi incomodado até o fim. Merecedíssimo o título!

Parabéns ao Napoli pela conquista do Campeonato Italiano 2024/25!!!

Fonte: globoesporte,com
Leia Mais »