06 abril 2013

Liga de Basquete Feminino 2013: Sport vence Americana e conquista o título da Liga de Basquete Feminino 2013 de maneira invicta

O Sport Recife garantiu a conquista do título da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013 ao derrotar o Americana, neste sábado (06 de abril), por 62 a 57 (17 a 21 no primeiro tempo), em partida disputada no ginásio da Ilha do Retiro, em Recife (PE), válido pela segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – final. Com a vitória, o time comandado pelo técnico Roberto Dornelas, que garantiu a conquista de forma invicta, fechou a série decisiva com duas vitórias e nenhuma derrota.

O primeiro quarto começou equilibrado, com bastante disposição dos dois times, diferente do que aconteceu na primeira partida. O time pernambucano começou melhor, com bom trabalho da pivô Érika de Souza, mas logo a equipe paulista equilibrou as ações, contando com boa performance da também pivô Clarissa dos Santos. Na parte final do quarto os erros apareceram especialmente no setor ofensivo (12 a 11).

No segundo período, o Americana seguiu crescendo e conseguiu um rendimento um pouco melhor do que o adversário, que não esteve bem no setor ofensivo, errando muitas finalizações, graças a precipitação e escolhas erradas. Com esse panorama, o atual campeão da LBF, que marcou forte, comandou o marcador e fechou o primeiro tempo quatro pontos a frente (05 a 10).

Na volta do intervalo, os dois times entraram com os ânimos renovados, mostrando que os técnicos – Roberto Dornelas (Sport Recife) e Luiz Zanon (Americana) – trabalharam bem nos vestiários. As duas equipes cresceram no aproveitamento ofensivo e o representante pernambucano, apoiado pelos seus torcedores, passou a frente, mas a agremiação paulista ainda teve força para deixar tudo igual, em 41 pontos. O trabalho coletivo, dos dois lados, prevaleceu (24 a 20).

Nos dez minutos finais, o jogo cresceu em emoção, já que as duas equipes se alternaram no comando do marcador. A partir da metade, o elenco do Sport Recife fez a diferença e permitiu que o time da casa pulasse a frente, com boas performances da pivô Francielle e da armadora Adrianinha Moisés. Americana lutou até o final, mas o representante pernambucano conseguiu manter-se a frente, levando os torcedores ao delírio (21 a 16).

Os principais nomes da partida foram Érika de Souza (16 pontos e 10 rebotes – double-double), Adrianinha Moisés (16 pontos e 01 assistência), a norte-americana Alex (11 pontos, 04 rebotes e 01 assistência) e Palmira Marçal (10 pontos e 04 rebotes), pelo Sport Recife; Clarissa dos Santos (19 pontos e 11 rebotes – double-double), Karen Gustavo (08 pontos e 04 rebotes), Karla Costa (08 pontos, 04 rebotes e 01 assistência) e a norte-americana Roneeka Hodges (06 pontos), em favor do Americana.

No primeiro jogo da série melhor-de-três do playoff – final, disputado na cidade de Americana (SP), o Sport Recife venceu por 55 a 45.

Parabéns ao Sport por essa conquista merecida!!!!Parabéns a Americana por ter chegado a final!!!

Comentário do Editor Henrique:

Título esse mais do que mrecido pela equipe do Sport,que fez uma LBF impecavél!!! Na minha humilde opinião, essa final reuniu as duas melhores equipes da fase classificatória da competição, uma que já tem tradição no cenário nacional e porque não internacional que é Americana e do outro lado uma equipe récem formada que nessa competição mostrou que veio para ficar.

Vi um pouco o jogo e como foi bonito ver o ginásio da Ilha do Retiro lotado,isso me lembrou as vezes que eu ia assistir aos jogos do Ourinhos/Basquete e o Monstinho estava lotado. Bons tempos aqueles, espero que um dia o basquete ourinhense volte a empolgar seus tocedores e a leva-los cada vez mais aos jogos,fazendo com que o ginásio volte a ficar cheio.

Parabéns a torcida do Sport que otou ginásio e apoio e vibrou junto com o time, durante o jogo. spero que tenhamos cada vez mais ginásios lotados para pretigiar tanto o basquete feminino, quanto o masculino, para que tenhamos seleções nacionais fortes e competitivas nesse esporte.

Espero sinceramente que esse título do Sport sirva de incentivo para que outros clubes, cidades e estados do Brasil inteiro possam investir em times de basquete feminino para que possamos ter a cada ano uma LBF, mais nacional, saindo cada vez mais do eixo de SP.

Parabéns ao Sport Clube de Recife pelo investimento que fez no basquete feminino, torço para que seja mantido esse investimento e que outros clubes sigam esse exemplo...Pois, só assim, o basquete feminino brasileiro voltará a ser forte e competitivo!!!

Nenhum comentário: