23 fevereiro 2017

Copa Bridgestone Libertadores 2017: Botafogo vence nos penâltis o Olimpia e avança a fase de grupos da competição

Foi sofrido, foi nas penalidades, foi a cara do Botafogo. Após levar pressão e perder por a 1 a 0 para o Olimpia no tempo normal, o Alvinegro levou a melhor nas disputa de pênaltis por 3 a 1 e conquistou a tão sonhada vaga para a fase de grupos da Libertadores. E coube a Gatito Fernández, velho conhecido do time da casa por ter jogado no arquirrival Cerro Porteño, calar o lotado estádio Defensores del Chaco. Após começar na reserva, o goleiro paraguaio entrou na fogueira, no lugar do contundido Helton Leite no 2º tempo, e defendeu três de quatro cobranças na disputa de pênaltis, garantindo a classificação.

Quem imaginaria no início do jogo que Gatito Fernández seria o herói da classificação? Retornando de lesão, o goleiro paraguaio começou no banco. Mas precisou entrar na fogueira aos 15 minutos do 2º tempo, após a lesão de Helton Leite. Bem nos primeiros lances, Gatito não conseguiu segurar o chute de Brian Montenegro aos 34. Mas na disputa de pênaltis só deu ele. Ex-jogador do Cerro, o arqueiro mostrou que conhecia muito bem o antigo rival Olimpia. Com muita frieza, virou herói na disputa de pênaltis.

Classificado para a próxima fase, o Botafogo entra no Grupo 1 da Libertadores e volta a campo no dia 14 de março, contra o Estudiantes-ARG, no Estádio Nilton Santos. Conhecido como "Rei de Copas", o Olimpia, tricampeão da competição, está eliminado.

Primeiro tempo

Foi um primeiro tempo truncado, de poucas oportunidades. Dono da casa, o Olimpia buscou propor o jogo desde o início. Mas, diferentemente da partida contra o Colo-Colo, o Botafogo conteve a pressão. O primeiro lance de perigo só veio aos 17, em uma blitz do time paraguaio, após a zaga alvinegra bater cabeça. Bem postado, com duas linhas de quatro, o Alvinegro mirava os contra-ataques. A partida começou a esquentar a partir dos 35, com chegadas mais fortes e reclamações. Aos 42, Camilo acionou Pimpão que bateu cruzado para defesa do goleiro. O Olimpia teve duas chances nos minutos finais. Uma bola levantada por Mouche e um chute perigoso de Ortiz, mas Helton Leite se saiu bem nas duas ocasiões e o placar seguiu zerado.

Segundo tempo

O Olimpia voltou para o segundo tempo com Roque Santa Cruz, em busca de uma maior referência no ataque. E o veterano teve duas boas chances, uma aos 10, em bola sobrada na área, outra aos 30, em cabeceio após cobrança de falta. Aos 15, Helton Leite, um dos destaques do jogo até então, sentiu uma contusão na coxa e precisou dar lugar a Gatito. Recuado e sem opções para sair em velocidade, o Bota deixou o Olimpia tomar conta do jogo. E aos 34 a pressão paraguaia se converteu em gol, nos pés de Brian Montenegro. A tensão prosseguiu até os 50 minutos, quando o árbitro apitou e mandou o jogo para os pênaltis.

Disputa de pênaltis

Camilo, Rodrigo Pimpão e Victor Luis converteram as penalidades para o Botafogo. Gatito Fernández pegou as cobranças de Richard Ortiz, Jorge Mondoza e Julián Benítez. Rodi Ferreira foi o único a marcar.

Fonte: globoesporte.com


Nenhum comentário: