15 março 2014

Liga dos Campeões 2013/14: PSG volta a vencer Bayer Leverkusen e garante classificação a próxima fase da Liga dos Campeões

Carregando uma goleada por 4 a 0 de vantagem, o Paris Saint-Germain recebeu o Bayer Leverkusen, pela volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, em clima de jogo-treino. O técnico Laurent Blanc mandou um time misto a campo, mas Ibrahimovic, que briga pela artilharia da competição com Cristiano Ronaldo - o português, que já fez 11, tem vantagem de um gol - estava entre os titulares. E queria jogo. Mas o dia não foi do sueco, que perdeu algumas boas chances e acabou sendo substituído durante a segunda etapa. Mesmo com o craque em um dia pouco produtivo, o PSG venceu por 2 a 1, com um gol do zagueiro brasileiro Marquinhos, e confirmou a classificação para a próxima fase. O adversário será conhecido no próximo dia 21, em sorteio que será realizado na sede da Uefa.


A equipe francesa conquistou a 28ª partida de invencibilidade como mandante em competições europeias. A última derrota aconteceu em 2006. Já Ibra encerra uma sequência de cinco jogos fazendo gols. O Bayer aumenta o período sem jogar as quartas de final da Champions, desde 2002, ano em que chegou à decisão e foi derrotado pelo poderoso Real Madrid do craque Zinedine Zidane.

Bayer assusta, mas sente a pressão

O Bayer começou a partida com uma proposta eficaz, segurando o ataque do PSG com vários jogadores no setor defensivo e saindo para o jogo com perigo nos contra-ataques pelas pontas. Nos cinco minutos iniciais foram duas grandes chances para o time alemão, que abriu o placar na segunda tentativa. Donati cruzou, e Sam cabeceou para fazer 1 a 0. O gol deixou o Leverkusen mais solto. A defesa e os volantes ignoraram a formação inicial mais rígida, e os mandantes tiraram proveito da mudança de postura do rival.

Os parisienses claramente não queriam se arriscar, mas para Ibrahimovic, que luta com Cristiano Ronaldo pela artilharia, tratava-se de um duelo decisivo. O grandalhão sueco teve sua primeira oportunidade aos 11 minutos, mas, mesmo de frente para o gol, chutou em cima do arqueiro, que mandou para escanteio. Foi melhor assim. Após a cobrança, Marquinhos subiu para cabecear no meio da grande área e deixou tudo igual.


Mesmo repleta de reservas, a equipe francesa era melhor tecnicamente e, apesar de pouco determinada, criou ótimas chances para marcar. Ibra, aos 17, novamente ficou livre para anotar um gol, tentou uma cavadinha, mas acertou o travessão. O Bayer sentiu a pressão, errava passes na saída de bola e se intimidou. Contudo, em um dos raros momentos de deslize dos defensores parisienses, os alemães conseguiram um pênalti. Rolfes cobrou, e Sirigu defendeu.

PSG consegue a vantagem

Na segunda etapa, Digne foi quem mais trabalhou no Paris Saint-Germain. O lateral era bastante acionado pelo lado esquerdo e criou o segundo gol dos donos da casa aos sete minutos com um cruzamento rasteiro que Lavezzi concluiu com chute colocado para fazer 2 a 1. Com a fatura liquidada, o PSG pisou no freio definitivamente. O Leverkusen partiu para o ataque de forma desordenada e nada fez para incomodar o gigante francês.

O técnico Laurent Blanc promoveu algumas trocas. Lucas foi a campo para ocupar a vaga de Lavezzi, e Ibrahimovic deu lugar a Ménez. O ritmo mais lento da partida só serviu para que os torcedores fizessem festa pela classificação dos franceses. O adeus melancólico do Bayer ainda contou com uma expulsão infantil. Can levou o segundo amarelo por ter simulado uma falta longe da grande área adversária.


Lucas se esforçou, buscou jogo no meio de campo, mas não criou grandes oportunidades. Maxwell, Alex e o naturalizado italiano Thiago Motta permaneceram no banco, enquanto a dupla de zaga formada por Thiago Silva e Marquinhos teve pouco trabalho.


Nenhum comentário: