16 junho 2018

Copa do Mundo 2018: França estreia na competição com vitória suada sobre a Austrália por 2 a 1

A vitória por 2 a 1 da França sobre a Austrália, na manhã deste sábado, na Arena Kazan, entrou para a história das Copas do Mundo. Não pela qualidade do futebol, mas pelo uso da tecnologia. Foi a primeira vez que o árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês) mudou uma decisão do árbitro, culminando em pênalti para a França (anotado por Griezmann). Foi também a primeira partida em 2018 com um gol assinalado com o sensor ativado pelo chip na bola, que, após chute de Pogba, bateu no travessão e então atrás da linha do gol da Austrália, antes de voltar para o campo (em 2014, o recurso já havia sido utilizado). Os australianos lutaram muito e chegaram a empatar o jogo com Jedinak, num pênalti bizarro de Umtiti (lance em que o árbitro uruguaio Andrés Cunha levou alguns segundos antes de tomar a decisão, mas, neste caso, não há como cravar que houve interferência do VAR). Mas a França, longe de ser brilhante, e com a ajuda da tecnologia, acabou saindo vitoriosa.

PRIMEIRO TEMPO

A França criou quatro chances de gols nos primeiros oito minutos, dando mostras de que o filme que veríamos seria o massacre do goleiro Ryan. Assim que a Austrália encaixou a marcação, porém, a França mostrou que é um grande grupo de excelentes jogadores, mas não um time no nível de Brasil, Espanha ou Alemanha. Os franceses simplesmente não conseguiam criar nada. Pior: passaram a dar espaços, e, aos poucos, os australianos foram avançando. Em lances de bola parada, a Austrália teve suas melhores chances. Na principal delas, uma falta lateral, Tolisso tentou cortar e quase marcou contra - Lloris fez uma defesaça e evitou o gol da Austrália. Fosse um time brasileiro jogando em casa, na condição de favorito contra um azarão, a França teria ido para o vestiário sob vaias...

SEGUNDO TEMPO

A etapa final foi marcada pelo uso do VAR no pênalti em Griezmann e pela bizarrice da penalidade cometida por Umtiti. Com 1 a 1 no placar, os australianos se mostraram satisfeitos e recuaram o time. A França tentou ir para o ataque, mas sem se expor - Deschamps trocou Griezmann, Dembélé e Tolisso por Giroud, Fekir e Tolisso. O gol histórico de Pogba, aos 34, fez com que a Austrália partisse mais para a frente na tentativa do empate, mas aí, com mais espaços, a França cresceu e ficou muito mais perto do terceiro gol do que os australianos do segundo. No final, resultado justo: França 2 x 1 Austrália.

Confirmando seu favoritismo, ainda que sem jogar bem, a França larga na frente no Grupo C, com três pontos e a primeira posição pelo número de gols marcados. No segundo jogo da chave, em Saransk, a Dinamarca derrotou o Peru, por 1 a 0, com gol de Poulsen, e assumiu a segunda colocação do grupo.

A segunda rodada do Grupo C será disputada na quinta-feira. A Austrália encara a Dinamarca às 9h (de Brasília) em Samara. Já a França pega o Peru em Ecaterimburgo, às 12h.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário