11 julho 2015

Pan-Americano 2015: Brasil vence Porto Rico no encerramento da 1ª fase do polo aquático feminino,terminando em segundo no grupo

O fim do jogo foi estranho. As vencedoras saíram com lágrimas nos olhos, enquanto as perdedoras dando risada. Neste sábado, a seleção brasileira de polo aquático venceu Porto Rico por 17 a 10, garantiu vaga na semifinal, eliminou as rivais caribenhas, mas não atingiu o objetivo. Se conseguisse o triunfo por oito gols, ficaria em primeiro na chave pelo critério de saldo de gols. Já o time de Porto Rico, tradicional rival da equipe verde-amarela saiu comemorando a derrota por pequena margem.Tanto que, após o apito do árbitro, as jogadoras dos dois times começaram a discutir no centro da piscina. A capitã do Brasil Marina Zablith lamentou o resultado:

– A gente entrou no jogo delas, jogo muito violento delas. Esses times tem essas características de provocar. Mas o campeonato continua, amanhã (domingo) tem a semi - disse Marina, chorando, após o jogo.

Pelo lado de Porto Rico, o sorriso na cara das atletas era nítido. Mesmo eliminadas do Pan, o objetivo parecia ter sido atingido: evitar que o Brasil ficassem em primeiro da chave. Cristina Ortiz, jogadora do time caribenho, explicou a derrota:

– Já ganhamos do Brasil algumas vezes, a preparação delas está muito melhor, elas viajaram para fora. Discutimos com elas no fim, elas estavam dizendo que pelo menos estavam na semi e nós não. Aí, tiramos sarro delas, demos risada, claro - disse a jogadora.

O abatimento nas jogadoras era visível. Muitas delas, com lágrimas nos olhos, tentavam entender o que tinha acontecido. A seleção brasileira ficou a um gol de ficar em primeiro na chave e, consequentemente, fugir de um confronto com as americanas, campeãs olímpicas,na semifinal. Jogo esse que será realizado neste domingo. O auxiliar técnico da seleção Roberto Chiappini também saiu frustrado:

– Nunca estivemos tão perto de mudar a cor da medalha. Não fomos competentes, só dependia da gente. Mas são lições que a gente tira. É para remoer mesmo, vamos repensar uma série de coisas. Quando ao time de Porto Rico, existe essa rivalidade com a gente de outros pan-americanos. Elas tem jogo de catimba, são muito agressivas, agarram demais, é um jogo menos técnico - disse, se referindo ao fato da seleção ter sido bronze nos Pans de 99, 2003 e 2011.
No domingo, o Brasil encara os Estados Unidos, que mantém campanha impecável de três vitórias em três jogos. Na outra semifinal, Cuba e Canadá duelam por uma vaga na decisão. Os duelos valendo medalha serão realizados na terça-feira.

O JOGO

Em um duelo marcado pelo equilíbrio, o Brasil saiu atrás no placar no primeiro quarto da partida, mas conseguiu a recuperação e a vantagem no período: 4 a 2. O segundo quarto reservou ainda mais dificuldades ao time brasileiro. Com problemas defensivos, as brasileiras levaram cinco gols e deixaram a metade da partida em igualdade no placar com as porto-riquenhas: 7 a 7.

Na volta do intervalo, o Brasil deu mostras de recuperação e anotou três gols logo nos primeiros minutos. Com maior consistência entre defesa e ataque, a missão de vencer por nove gols de diferença para garantir o primeiro lugar do grupo foi se tornando realidade: 12 a 8. Na base da pressão, as brasileiras iniciaram o último quarto de partida marcando três vezes e ficando apenas dois gols da liderança da chave. Porém, a reação brasileira parou por aí e o placar terminou com vitória brasileira por 17 a 10.

No fim da partida, as jogadoras discutiram no meio da piscina. Com gritos de "não vão disputar nem medalha", as brasileiras provocavam as adversárias, que comemoravam a derrota e a "eliminação" do Brasil, que encara as campeãs olímpicas na semifinal.

OUTROS RESULTADOS

Confirmando os 100% de aproveitamento, os Estados Unidos derrotaram a Argentina por 30 a 3. Na partida que fechou o Grupo A, Cuba venceu o México por 11 a 9. Americanas e cubanas avançam, enquanto Argentina e México se despedem do Pan no polo aquático feminino.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: