27 maio 2015

Liga Europa 2014/15: Sevilla vence o Dnipro e conquista o tetracampeonato inédito da competição

Festa espanhola com sotaque colombiano na Polônia. Coadjuvante de Falcao Garcia e James Rodriguéz em seu país, Carlos Bacca chamou para si protagonismo na decisão da Liga Europa, nesta quarta-feira, no Estádio Nacional de Varsóvia. Com dois gols e uma assistência, o atacante foi o herói do tetracampeonato do Sevilla, que fez 3 a 2 no Dnipro e, de quebra, ficou com uma vaga na Liga dos Campões. Jogando em seu país, Krychowiak marcou o primeiro para os campeões, enquanto Kalinic e Rotan descontaram para os ucranianos.

A consagração em Varsóvia é a recompensa para o colombiano que termina a temporada com 28 gols, atrás apenas de Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar entre os jogadores que defendem clubes espanhóis. Com o troféu, o Sevilla se torna o primeiro clube quatro vezes campeão da Liga Europa - tinha vencido em 2006, 2007 e 2014 -, deixando Juventus, Inter de Milão e Liverpool para trás. A nota triste da partida foi a lesão do brasileiro Matheus, do Dnipro, que deixou o gramado de maca após choque de cabeça com o Trémoulinas.

PRIMEIRO TEMPO ACELERADO

O favoritismo do Sevilla na decisão durou somente seis minutos. Esse foi o tempo que o Dnipro precisou para aproveitar um contra-ataque bem armado, abrir o placar e deixar claro par ao tricampeão da Liga Europa que não ia deixar passar fácil a primeira oportunidade de sua história de conquistar um título continental. Kalinic desviou chutão da defesa e fez valer o entrosamento com o brasileiro Matheus para receber na área e escorar de cabeça: 1 a 0.

A melhor qualidade técnica dos espanhóis, no entanto, era evidente. Maior posse de bola, maior consciência do que fazer com a bola nos pés. Falta a tranquilidade do último passe. Faltava acionar mais Reyes. Quando isso aconteceu, a virada não demorou para acontecer. Depois de uma série de escanteios, a bola sobrou para Bacca, que fez o pivô e viu o polonês Krychowiak empatar diante dos compatriotas, aos 27.

Quatro minutos depois, Reyes descolou lindo passe cortando a zaga e encontrou Carlos Bacca nas costas de Douglas. Livre na frente de Boyko, o colombiano não vacilou, driblou o goleiro e colocou o Sevilla em vantagem. A esta altura, os espanhóis eram senhores do jogo, permaneciam no campo ofensivo, mas pareciam perder fôlego com o passar do tempo. Na base da vontade e da força, o Dnipro se soltou, enumerou cruzamentos sem direção, até que, aos 43, Rotan mostrou categoria. Em falta na entrada da área, bateu colocado e decretou o 2 a 2 na descida para o intervalo.

BACCA DECIDE E CHORA

Ao contrário do que foi hábito na campanha até a finalíssima, o Dnipro voltou para o segundo tempo em ritmo acelerado e partiu para o ataque. Konoplyanka comandava as ações ofensivas e ia bem nas arrancadas. Os chutes, porém, eram quase sempre sem direção. Paciente, o Sevilla suportou a pressão inicial e recuperou as rédeas do jogo. Quase todo no campo de ataque, os espanhóis eram muito perigosos em cruzamentos laterais e escanteios, mas não conseguiam superar Boyko.

Aos 27 minutos, o goleiro ucraniano não teve o que fazer. Léo Matos deu um chutão para o alto para afastar o perigo e provocou um bate e rebate na frente da área. Vitolo foi mais esperto do que Kankava e, com um simples biquinho, deixou Bacca em excelente condição. Sem dar tempo para zaga se recuperar, o colombiano emendou forte de primeira e fez a festa. Dali para frente, o Dnipro sequer teve forças para reagir. Entre um lançamento aéreo e outro, viu o brasileiro Matheus chocar a cabeça com Trémoulinas e deixar o campo de maca. O que era desespero pelo empate, virou preocupação com o companheiro, e acabou com frustração pela perda do título.

A esta altura, Carlos Bacca já tinha sido substituído e estava aos prantos no banco de reservas. Sabia que era o herói, sabia que estava na história do Sevilla. Um Sevilla que deixa Varsóvia como o maior da Liga Europa.

Parabéns ao Sevilla pela conquista do tetracampeonato da Liga Europa!!!!

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: