31 maio 2015

Copa do Rei da Espanha 2014/15: Barcelona vence o Athletic Bilbao e conquista a Copa do Rei pela 27ª vez na história e segue sonhando com a tríplice coroa

Você que achou o gol de Lionel Messi contra o Bayern de Munique, aquele em que Boateng terminou no chão, o mais bonito dos últimos tempos, já pode rever seus conceitos. O próprio argentino tratou de aumentar o parâmetro entre os críticos, assinar uma obra de arte no mesmo Camp Nou e comandar mais um título para o Barcelona. Ainda não é o da Liga dos Campeões (o Juventus tampouco espera que ele chegue), mas vale igualmente para o sonho da Tríplice Coroa. Graças à vitória por 3 a 1 sobre o Athletic Bilbao, neste sábado, a Copa do Rei é dos catalães pela 27ª vez na história, a terceira sob o reinado do craque da camisa 10.

Messi fez mágica. É dono de um gol para ver e rever. Gol para abrir a porta para turistas e torcedores no museu virtual do Camp Nou. Ainda foi importantíssimo, por ter sido o primeiro a furar a defesa dos bascos, aos 20 minutos. Ele recebeu quase na linha do meio-campo, colado à ala direita. Driblou um marcador, passou por ele e mais dois na sequência com um lindo drible em direção à área, cortou um quarto adversário em velocidade e finalizou no cantinho esquerdo de Iago. Torcedores se descabelaram, companheiros correram como se não acreditassem no que haviam testemunhado. A imprensa espanhola taxou de imediato: "Gol maradoniano".

Neymar não fez mágica. Não fez um gol como o de seu grande amigo e ídolo. Mas sairá da Copa do Rei como artilheiro. Ao marcar o segundo do Barcelona, o brasileiro chegou aos sete gols e se igualou a Iago Aspas, do Sevilla. Os números mostram a relevância do brasileiro neste título: fez gols em todas as fases desde que estreou, contra o Elche (oitavas), Atlético de Madrid (quartas) e Villarreal (semifinal).

Já no fim do jogo, com a vitória assegurada, Neymar tentou um lençol sobre o marcador em frente à torcida adversária. Ele sofreu a falta (ignorada pelo árbitro) e logo foi rodeado de jogadores do Bilbao. Um deles (Aduriz) chegou a colocar a mão em seu rosto. Xavi apareceu para afastar o brasileiro da confusão antes que novas reações pudessem acontecer.

Em campo, Neymar contribuiu para um recorde do trio “MSN”. Ele alcançou os 120 gols na temporada 2014/15, ainda com um jogo por fazer, ultrapassando o trio Cristiano Ronaldo-Benzema-Higuaín, autor de 118 gols em 2011/12. O brasileiro balançou as redes 38 vezes desde agosto. Messi fez 58 gols, e Suárez, 24.

O Athletic Bilbao não levou o título e viu o seu jejum aumentar - o Espanhol e a Copa do Rei de 1983/84 foram os últimos canecos conquistados. Era, desde sempre, uma tarefa difícil para um clube que utiliza apenas bascos em seu elenco, enquanto o Barcelona pode se dar ao luxo de comprar craques como Suárez e Neymar no mercado de transferências. Ainda assim, fez um papel digno na decisão e por alguns instantes sonhou com uma reação, logo após o gol de Iñaki Williams (20 anos), o primeiro negro a defender o clube.

A torcida do Athletic Bilbao também merece destaque. Invadiu a Catalunha como se 600 quilômetros fossem a distância para a padaria na esquina - estima-se em mais de 70 mil na cidade e 40 mil dentro do Camp Nou. Dentro do estádio, uniu-se aos torcedores do Barcelona ao vaiar o novo Rei Felipe VI e todo o hino da Espanha - fato que gerou repúdio em nota oficial do governo espanhol.

Parabéns ao Barcelona pela conquista da Copa do Rei da Espanha 2014/15!!!!

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: