01 março 2015

Copa da Liga Inglesa 2014/15: Chelsea vence o Tottenham por dois a zero e conquista o título da copa

José Mourinho definitivamente não passará dois anos em branco. O seu Chelsea, favorito ao título do Campeonato Inglês e ainda vivo na Liga dos Campeões, conquistou neste domingo a Copa da Liga Inglesa, torneio de menor importância no cenário nacional. Ainda assim, num jogo de peso e prestígio, num clássico contra o Tottenham que levou 89.297 torcedores ao lendário estádio de Wembley. Os Blues construíram o placar com naturalidade e, sem sofrer muitos sustos, venceram por 2 a 0, numa tarde de domingo chuvosa e libertadora para o português.

Desta vez não houve gol de Ivanovic, nascido para marcar em partidas decisivas - como na semifinal diante do Liverpool. O capitão John Terry abriu o placar no fim do primeiro tempo, após escanteio, e o brasileiro naturalizado Diego Costa fechou o resultado numa finalização cruzada, com desvio em Walker, para vencer o francês Lloris.

O volante Ramires e o meia Willian foram outros brasileiros em destaque na decisão - Oscar entrou já nos instantes finais, enquanto Filipe Luís não saiu do banco. Nos Spurs, Paulinho sequer figurou entre os reservas, confirmando a preferência de Maurício Pochettino por outros meio-campistas.

Em sua primeira final como treinador, o argentino não conseguiu fazer seu time repetir a atuação simbólica diante do mesmo adversário, no primeiro dia do ano, quando o Tottenham aplicou impressionantes 5 a 3 no White Hart Lane com um Harry Kane iluminado. Sem Matic, Mourinho protegeu a defesa com Zouma à frente da zaga e liberou Fàbregas para atuar mais avançado. O espanhol foi figura importante ao quase marcar um belíssimo gol de bicicleta e também por dar a assistência do gol de Diego. Do outro lado, o máximo de perigo veio através de uma falta de Eriksen, que acertou o travessão.

Este é o primeiro título de Mourinho em seu retorno ao Chelsea. A Copa da Liga se junta numa galeria que já tem dois títulos do Inglês (2004/05 e 2005/06), uma Copa da Inglaterra (2006/07), uma Supercopa da Inglaterra (2005) e outras duas Copas da Liga (2004/05 e 2006/07). Na campanha, além do Tottenham, os Blues enfrentaram Bolton Wanderers, Shrewsbury Town, Derby County e Liverpool.

Contabilizando suas conquistas também por Porto, Inter de Milão e Real Madrid, Mourinho tornou-se neste domingo o oitavo técnico mais vencedor por clubes europeus, ultrapassando o gigante Bob Paisley, ex-Liverpool, único a ganhar três Champions pelo mesmo clube. O português tem agora 21 canecos e ocupa a oitava colocação, com 27 a menos que o escocês Sir Alex Ferguson, multicampeão pelo Manchester United.

Fonte: globoesporte.com

Parabéns ao Chelsea pela conquista da Copa da Liga Inglesa 2014/15!!!!


Nenhum comentário: