02 fevereiro 2015

Campeonato Paulista 2015: Portuguesa estreia com vitória fora de casa, diante da Ponte Preta

Pode ter faltado técnica, entrosamento e padrão tático, mas sobrou emoção na estreia de Ponte Preta e Portuguesa no Campeonato Paulista. Em jogo com duas viradas e gol no fim, a Lusa bateu a Macaca por 3 a 2 na noite deste domingo, no Estádio Moisés Lucarelli. Valdomiro, aos 46 minutos do segundo tempo, garantiu a vitória para uma guerreira Lusa. Já a Macaca, apesar da estrela de Biro Biro, que entrou no intervalo e fez dois gols, deixou uma primeira impressão negativa, principalmente na parte defensiva. Diego Gonçalves e Alex Lima também marcaram para a Portuguesa.

A Lusa mostrou eficiência para largar com resultado positivo ao aproveitar as falhas da zaga da Ponte. No primeiro gol, Rodrigo Biro e Raphael Silva bateram cabeça aos três minutos de jogo, e Diego fez de letra. A Ponte só acordou quando Biro Biro foi para a partida. O pequenino atacante, de 1,64m, fez a sua parte. De cabeça, empatou logo no começo da etapa final. Ainda chegou a virar para a Ponte em chute de fora da área. Mas aí a deficiência aérea na parte defensiva voltou a atormentar a Macaca. Reynaldo saiu mal e deixou o gol vazio para Alex Lima igualar. Quando tudo parecia definido, Valdomiro apareceu livre, sem nenhuma marcação, para fechar o marcador.

Em meio às dificuldades financeiras, a Portuguesa inicia a tentativa de se reerguer com uma demonstração de superação. Do lado da Ponte, que saiu de campo vaiada pela maioria dos 5.807 pagantes, apenas Biro Biro salvou. O restante até correu, buscou, mas ficou devendo. Até a estreia do novo uniforme da Adidas ficou em segundo plano diante do tropeço.

O próximo desafio da Macaca está marcado para quinta-feira, às 19h30, contra o Palmeiras, fora de casa. Na quarta, a Lusa recebe o São Bento no Canindé, às 17h.

O jogo

Um desencontro entre Rodrigo Biro e Raphael Silva aos três minutos foi um sinal do que estava por vir para a defesa da Ponte. Diego Gonçalves, que não tem nada a ver com isso, completou com estilo, de letra, para abrir o placar. A vantagem no início deixou a Lusa confortável em campo e causou insegurança na Ponte. Rildo era a principal opção ofensiva, sempre pela esquerda, mas estava isolada. Faltava aproximação entre os homens de frente. Rildo pegava a bola e tinha de resolver sozinho. Renato Cajá, Thomás e Fábio Santos estavam apáticos. Um chute de Rildo da entrada da área foi o único lance de perigo da Macaca na etapa inicial.

Com Biro Biro no lugar de Thomás, a Ponte melhorou depois do intervalo. Controlou as ações, passou a ter mais alternativas ofensivas e encurralou a Lusa. Não demorou para a estrela de Biro Biro brilhar. Em cruzamento de Cajá, ele apareceu na segunda trave para testar firme. O gol empolgou a torcida e contagiou o time. A Macaca foi para cima. Com Rildo pela esquerda e Biro Biro pela direita, pressionou, martelou. Ainda tinha dificuldade para entrar com a bola tocando. Então, a bola área voltou a aparecer. Desta vez para o lado positivo. Na sobra de um escanteio, Biro Biro emendou e virou para a Ponte. O cenário estava favorável para a Ponte. A Lusa parecia entregue. Mas encontrou um gol logo na sequência, com Alex Lima, e voltou para o jogo. Mais do que voltar ao jogo, descobriu o ponto fraco da Ponte: o jogo aéreo. E foi assim que Valdomiro, sem nenhuma marcação, garantiu a vitória para a Portuguesa, aos 46 minutos.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: