14 janeiro 2015

Copa São Paulo de Futebol Junior 2015: Palmeiras goleia o Ceará e avança para as oitavas de finais da competição

A expectativa palmeirense sobre Gabriel Jesus é justificável. O atacante deu nesta quarta-feira mais uma demonstração de que tem potencial para passar de joia e promessa alviverde à realidade. Com dois gols, ele foi o destaque da goleada do Verdão por 5 a 0 sobre o Ceará, em Limeira, pela segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A vitória levou a equipe às oitavas de final e manteve vivo o sonho do título inédito. O próximo adversário é o Ituano.

Gabriel Jesus abriu e fechou o placar em dois lances de extrema frieza. Em ambos, recebeu na área, driblou o goleiro e empurrou para as redes. Ele ainda teve participação importante ao causar a expulsão do zagueiro Rômulo, no fim do primeiro tempo, com um chapéu de peito. Antes, já havia colocado o Palmeiras na frente. A vantagem numérica deixou a partida à feição do Palmeiras. Com um homem a mais e 1 a 0 no marcador, o Verdão teve tranquilidade para ampliar com Guilherme, de falta, Matheus Sales, Gabriel Leite e, por fim, novamente Gabriel Jesus.

Pela frente, o Palmeiras terá o Ituano, algoz do Internacional na primeira fase e que despachou o Sport nesta quarta-feira. A Federação Paulista de Futebol divulgará o local e a data do confronto na sexta. A tendência é que o duelo aconteça sábado ou domingo, em Limeira ou Itu.

O jogo

O Palmeiras dominou as ações desde o início. A pressão rendeu uma chance com Chistopher logo no primeiro minuto. O Ceará parecia nervoso com a postura alviverde e errava muito. Começou, então, a se concentrar na marcação e conseguiu esfriar o ímpeto do Palmeiras na base das faltas. A chuva e o estado do gramado também atrapalharam o nível. Mas bastou Gabriel Jesus entrar em ação para o cenário voltar a ficar favorável para o Verdão.

Primeiro, o atacante arriscou de longe e levou perigo. Depois de o Ceará desperdiçar, com Piauí, a chance mais clara do jogo até então em sua primeira chegada efetiva ao ataque, Gabriel Jesus abriu o placar ao receber na área, driblar o goleiro e mandar para as redes. Ele ainda quase marcou o segundo em linda jogada ensaiada. Já no fim, não fez gol, mas teve outra participação importante ao sofrer a falta que culminou com a expulsão de Rômulo.

Com um homem a mais, o Palmeiras sobrou em campo no segundo tempo. Cansou o Ceará até encontrar os espaços para ampliar a vantagem. O gramado molhado, muitas vezes adversário, jogou a favor quando Guilherme cobrou falta forte, rasteira, e Fellipe aceitou. Aos 18 minutos, o placar de 2 a 0 praticamente acabou com as esperanças do Ceará.

Com o adversário entregue, o Verdão aproveitou para fazer a festa da torcida. Não parou de atacar. Insistiu até encontrar o terceiro, com Matheus Sales no rebote de escanteio, o quarto, em linda jogada individual de Gabriel Leite, e o quinto gols, em mais uma demonstração de categoria e frieza de Gabriel Jesus, que fechou o placar ao receber lançamento preciso de Gabriel Vinícius, deixar Fellipe novamente para trás e tocar para as redes. A joia alviverde não está para brincadeira na Copinha. Nem o Palmeiras.

Nenhum comentário: