07 janeiro 2015

Copa São Paulo de Futebol Junior 2015: Santos estreia na competição com um empate contra o Penapolense

Santos e Penapolense bem que tentaram, mas a partida disputada em Lins, no fechamento da rodada de abertura do Grupo D da Copa São Paulo de Futebol Júnior, terminou empatada em 0 a 0. O Peixe, atual bicampeão da Copinha, esbarrou primeiro na forte marcação do CAP (Clube Atlético Penapolense) e depois num dilúvio que castigou o estádio Gilberto Siqueira Lopes, o Gilbertão, no segundo tempo.

Com o resultado, Santos e Penapolense ficaram também empatados na segunda colocação da chave, com um ponto, atrás do Linense, que somou três pontos após vencer o Babaçu-MA, por 1 a 0, no jogo de abertura da rodada dupla da chave.

Na próxima rodada do Grupo D, marcada para terça-feira no estádio Gilbertão, em Lins, Penapolense e Linense fazem o clássico regional, às 19h, enquanto o Santos encara os maranhenses do Babaçu, a partir das 21h.

O jogo

O primeiro tempo foi marcado pela clara superioridade do time que busca seu quarto título na competição, o terceiro seguido, diante da equipe que se preocupou apenas em evitar as chegadas do rival. O Santos dominou a partida, mas não o suficiente para transformar isso em vantagem no placar. Nas principais oportunidades que criou, o Peixe pecou pela falta de qualidade nas conclusões.

Numa delas, aos 35 minutos, Caio invadiu a área, cortou o zagueiro, mas "atrasou" para o goleiro Ian. Na outra, aos 44, Serginho ficou frente a frente com o gol, mas chutou fraquinho, para fora. O Penapolense praticamente não tentou o ataque, e o goleiro João Paulo, do Santos, sequer sujou o uniforme.

No segundo tempo, porém, o cenário mudou, principalmente com relação ao clima: um temporal caiu na cidade de Lins e deixou o gramado do estádio Gilbertão totalmente encharcado. A prática do futebol ficou seriamente prejudicada, mas as oportunidades de gol surgiram mais do que no primeiro tempo.

Até mesmo o Penapolense, que praticamente não assustou o goleiro João Paulo na etapa inicial, chegou com perigo. Aos 11 minutos, o meia Gabriel, do CAP, teve a melhor chance do jogo até então: após cruzamento da direita, a zaga não alcançou, e ele ficou cara a cara com o goleiro, mas chutou por cima.

Com a "marcação" das poças d'água e o forte vento, os santistas perderam o toque de bola envolvente e só chegaram ao gol adversário em chutes longos ou em cruzamentos. O final de partida foi marcado por jogadores do CAP caídos com câimbras – o capitão Mateus precisou deixar o campo de maca –, e o jogo terminou como começou: 0 a 0.


Nenhum comentário: