07 dezembro 2014

Campeonato Brasileiro 2014: Encerrada a temporada do futebol brasileiro nesse ano

Nesse domingo (07/12) tivemos a última rodada do campeonato brasileiro da série A 2014 e consequentemente o seu encerramento, campeonato o qual já havia seu campeão e os classificados para a Libertadores 2015. Mas, nessa rodada ainda restaram algumas emoções, pelo menos para três das 20 torcidas dos clubes que disputaram a Série A desse ano, pois, ainda havia nessa última rodada três equipes que brigavam pelas duas últimas vagas para a série B em 2015. Podemos também citar outra coisa que poderia dar um pouco de emoção para mais duas torcidas seria a decisão de quem terminaria em terceiro no campeonato, garantindo a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores 2015 e quem iria ficar em quarto e que assim irá disputar a primeira fase eliminatória da competição continental para ver se chegará a fase de grupos da competição.

As três equipes que brigavam para se livrar do rebaixamento eram Palmeiras, Vitória e Bahia. O Palmeiras começou a rodada apenas dependendo de suas forças para se livrar do rebaixamento, bastando apenas vencer o Atlético-PR em sua nova casa, o time ainda se salvaria com um empate caso o Vitória e o Bahia perdessem seus jogos ou empatassem, se perdesse dependeria de uma derrota de seus adversários. Já o Vitória, teria que vencer o Santos em casa e torcer por uma derrota do Palmeiras, qualquer outro resultado que não fosse a vitória a equipe estaria rebaixada. Enquanto que, o Bahia, era o que estava em situação mais delicada precisaria vencer o Coritiba fora de casa e torcer por tropeços de Palmeiras e Vitória, para se livrar da série B em 2015.

Encerrados todos os jogos da 38ª rodada, tivemos como desfecho desse campeonato Cruzeiro campeão brasileiro 2014, São Paulo como vice campeão, Internacional em terceiro e Corinthians em quarto, ambas as esquipes disputarão a Libertadores 2015, sendo que o Corinthians entrará na fase eliminatória para tentar a classificação para a fase de grupos. Também teremos na Libertadores 2015 o Atlético-MG que conquistou a Copa do Brasil 2014 e garantiu a sua classificação para a competição continental do ano que vem. Enquanto que, na parte de baixo da tabela, tivemos o Palmeiras terminando o campeonato em 16º e se salvando do rebaixamento, graças ao empate com o Atlético-PR, mas graças principalmente as vitórias de Santos (1x0 no Vitória) e Coritiba (3x2 no Bahia) sobre seus adversários direto contra o rebaixamento. Lembrando que nessa última rodada já tínhamos duas equipes que haviam sido rebaixadas para a série B 2015 (Criciúma e Botafogo).

A seguir segue as equipes que disputarão a Libertadores 2015, incluindo a 1ª fase eliminatória, equipes promovidas e rebaixadas de todas as divisões do campeonato Brasileiro 2014:

Libertadores 2015: Cruzeiro (Campeão Brasileiro 14), São Paulo (2º colocado), Internacional (3º colocado), Corinthians (4º colocado- 1ª fase eliminatória) e Atlético-MG (Campeão da Copa do Brasil 14).

Rebaixados para a Série B em 2015: Vitória (17º colocado), Bahia (18º colocado), Botafogo (19º colocado) e Criciúma (20º colocado).

Promovidos para a Série A em 2015: Joinville (Campeão Brasileiro da série B 14), Ponte Preta (2ª colocada). Vasco (3º colocado) e Avaí (4º colocado).

Rebaixados para a Série C em 2015: América-RN (17º colocado), Icasa* (18º colocado), Vila Nova-GO (19º colocado) e Portuguesa (20º colocada)

*O STJD anunciou a exclusão do Icasa da Série B, mas a decisão só valerá definitivamente após julgamento do Pleno do Tribunal

Promovidos para a série B em 2015: Macaé (Campeão Brasileiro da série C 14), Paysandu (Vice Campeão Brasileiro da série C 14), Mogi Mirim (semifinalista da série C 14) e CRB (semifinalista da série C 14).

Rebaixados para a Série D em 2015: Treze-PB, CRAC-GO, São Caetano e Duque de Caxias.

Promovidos para a Série C em 2015: Tombense (Campeão Brasileiro da série D 14), Brasil de Pelotas ( Vice Campeão Brasileiro da série D 14), Confiança-SE (semifinalista da série D 14) e Londrina-PR (semifinalista da série D 14).

Parabéns ao Cruzeiro pela conquista do Campeonato Brasileiro 2014 e parabéns ao Atlético-MG pela conquista da Copa do Brasil 2014!!! Parabéns ao futebol mineiro pela conquista das duas principais competições nacionais desse ano!!!

Nenhum comentário: