26 setembro 2014

Ourinhos: Chuva e vento forte durante a noite de ontem causam destruição na cidade e uma pessoa está desaparecida

O temporal que atingiu Ourinhos (SP) na noite de quinta-feira (25) causou estragos em toda a cidade. Pelo menos uma pessoa está desaparecida: uma mulher de aproximadamente 45 anos. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ela estava na casa, que fica próxima ao Horto Florestal, com o marido e os filhos, uma criança de 6 anos e um adolescente de 16 anos.

Quando a casa foi invadida pela enxurrada, o homem conseguiu sair e salvar os filhos. Já a mulher ficou presa na casa, que foi destruída pela enxurrada e arrastou a vítima para um córrego que fica ao lado do imóvel.

Os bombeiros interromperam as buscas durante a madrugada, mas elas foram retomadas na manhã desta sexta-feira (26). Bombeiros realizam as buscas na Rua José Varaldo que fica às margens do córrego.

Eles acreditam que como é um lugar com muitas árvores, galhos e entulho pode ser que a mulher esteja presa em algum deles e possa ainda estar viva. Ainda segundo informações dos bombeiros, o homem e os filhos não se feriram.

Estragos

Foram duas tempestades em um intervalo de 20 minutos que causaram vários estragos pela cidade. Em uma rua, a força da água foi grande e arrastou carros, árvores e pedaços de móveis. Uma caminhonete ficou virada no meio do asfalto. A cobertura da lanchonete de uma faculdade particular da cidade foi parcialmente destruída e ainda não há informações se pessoas se feriram na queda de parte da estrutura.

Muitas casas ficaram alagadas, como a da secretária Tálita Nascimento, que perdeu roupas, móveis e eletrodomésticos. “Eu não sabia o que fazer, não tinha o que fazer com a minha filha, então fiquei dentro de casa."

Os sinais da destruição se espalharam por toda a cidade. O asfalto cedeu e “engoliu” parte de uma caminhonete. Árvores foram arrancadas do chão com a força do vento e muitas delas atingiram carros. A cena se repetiu em várias ruas e avenidas de Ourinhos. O comerciante Anderson Correa não conseguiu salvar o veículo. “Começou uma chuva muito forte, com pedra, granizo e eu não tive como sair aqui fora pra ver, a hora que sai já tinha caído a árvore em cima carro.”

Algumas árvores também caíram nos fios da rede elétrica. Por pelo menos 4 horas, Ourinhos ficou no escuro. Postes caíram em cima de casas e assustaram os moradores. “Nunca presenciei uma chuva dessa não”, conta o borracheiro Fernando de Campos.

A Defesa Civil de Ourinhos ainda não sabe quantas famílias foram atingidas. Também não há informações sobre o número de pessoas desabrigadas na cidade. Segundo a prefeitura, as aulas nas escolas municipais foram suspensas nesta sexta-feira. Já as escolas estaduais não foram atingidas e as aulas acontecem normalmente. Às 14 horas, a prefeitura irá fazer uma coletiva de imprensa para falar sobre os estragos e medidas que serão tomadas.

fonte: G1 (http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2014/09/mulher-e-arrastada-por-correnteza-durante-temporal-em-ourinhos.html)

Nenhum comentário: