25 agosto 2014

Campeonato Espanhol 2014/15: Barcelona estreia na competição com vitória

A figura do gato preto, normalmente, é associada ao azar. E a era Luis Enrique no Barcelona começou justamente com a presença de um bichano desses em campo. Só não dá para dizer que faltou sorte ao time catalão na estreia no Campeonato Espanhol, neste do domingo, no Camp Nou. Diante de um frágil Elche, o Barcelona venceu por 3 a 0, com sobras e um Messi inspirado. O argentino balançou as redes duas vezes, chegou ao gol de número 400 na carreira (segundo o site Futdados, incluindo os dois ele fez pela seleção olímpica) e teve grande atuação.

Substituto de Neymar, lesionado, o jovem Munir, de apenas 18 anos, completou o marcador e foi outro destaque. O único que pôde reclamar do azar foi Mascherano, justamente o primeiro que tentou tirar o gato preto de campo no início do jogo. Ele foi expulso no final da primeira etapa, quando o Barça vencia por 1 a 0, e deixou sua equipe com um jogador a menos.

Neymar não jogou após sofrer uma entorse no tornozelo esquerdo no treino da última sexta-feira e foi vetado pelo departamento médico do Barça horas antes da partida, mas não deve ser problema para os próximos jogos. Além do camisa 11, os outros desfalques foram o lateral-esquerdo Adriano, o goleiro Ter Stegen, os zagueiros Vermaelen e Piqué, além do atacante Luis Suárez.

Os três primeiros estão no departamento médico, Piqué está suspenso, e o atacante uruguaio espera o término do gancho de quatro meses recebido em razão da punição pela mordida em Chiellini na Copa do Mundo. A expectativa é que ele vá a campo apenas no final de outubro, no clássico contra o Real Madrid.

Se não teve Neymar e Adriano, o Barcelona contou com dois brasileiros entre seus titulares. O lateral-direito Daniel Alves e o atacante Rafinha Alcântara. O filho de Mazinho, que estava emprestado ao Celta na temporada passada, teve uma atuação relativamente apagada e deixou o time no intervalo para a entrada de Bartra, que ocupou a vaga do expulso Mascherano. Já o Elche contou com o atacante Jonathas, com passagem pelo futebol italiano e pelo Cruzeiro.

Trave, gol de Messi e expulsão

Mal o árbitro autorizou o início do jogo, e lá estava o gato preto na área do Barcelona. Mascherano foi o primeiro a tentar tirá-lo de lá, mas sem muito sucesso. Outros jogadores tentaram fazer o mesmo, ficaram na saudade e também desistiram. Só depois de dois minutos de "invasão", quando o técnico Luis Enrique ria da situação no banco de reservas, um fiscal, já do outro lado do gramado, conseguiu tirar o bichano de lá.

Com a bola rolando, os jogadores do Barcelona não conseguiam ter a mesma ginga do gato na hora de se livrar dos marcadores. O Elche marcava com os dez jogadores no campo de defesa, com uma linha de cinco mais atrás, e dificultava a vida de Messi e companhia. Diante da retranca, o Barça tinha a posse de bola (terminou o primeiro tempo com 73% de domínio nesse quesito) e arriscava os chutes de longe. Assim, bateu na trave (literalmente) duas vezes: com Munir, aos 21, e Iniesta, aos 31.

Dez minutos depois, aos 41, chegou ao tão chorado gol graças a uma falha na saída de bola do Elche e ao talento de um certo Messi. Busquets cortou um passe mal feito no campo de ataque catalão e encontrou o argentino. Ele tirou o zagueiro da jogada antes de dar um chute sem chances de defesa para Tyton. Logo em seguida, a ducha de água fria. Mascherano parou uma jogada de ataque de Garry Rodrigues e, como era o último homem, foi expulso direto.

Gol no início dá fim à chance de reação

No lugar de um gato preto, o segundo tempo começou com gol no Camp Nou. Logo no primeiro minuto após a volta do intervalo, Rakitic lançou de forma brilhante Munir, que também mostrou muita categoria na hora de finalizar. O jovem de 18 anos deu um leve toque na bola para tirar Tylón da jogada e ampliar o marcador.

Mesmo com um jogador a menos, o Barcelona seguiu com o domínio do jogo, talvez ainda melhor que na primeira etapa. O resultado foi que o time catalão ampliou a diferença, mais uma vez com Messi, aos 17 da etapa final. Após receber de Daniel Alves, ele encontrou o canto do gol do Elche e anotou o gol de número 400 da carreira. Depois, o time culé passou a administrar a vantagem para iniciar a caminhada em busca do título espanhol com vitória, com gato preto ou sem gato preto. Resta saber se a sorte seguirá ao lado do time comandado por Luis Enrique.


Nenhum comentário: