03 junho 2008

Jogos reúnem 160 cães farejadores de toda a China

Antes da chegada dos turistas olímpicos, cachorros farejadores de toda a China estão sendo enviados para Pequim. No total 160 cães especialmente treinados para detectar bombas chegarão à capital chinesa, onde se juntarão a outros 44 para garantir a segurança nos Jogos Olímpicos, em agosto, e na Paraolimpíada, em setembro.

Os cães detectores de bombas, todos selecionados pelas polícias locais do país, deverão passar por um mês de treinamento intensivo em Pequim e depois vão patrulhar importantes instalações, incluindo locais olímpicos, centros logísticos, aeroportos e residências VIP.

As raças variam entre Labrador Retriever, pastor alemão e Springer Spaniel da Inglaterra. A capital chinesa utiliza cachorros policiais para detectar drogas em locais públicos, como aeroportos, estações de trem e metrô e centros comerciais, desde junho de 2007.

"Em geral, pêlo rijo e um grande corpo são fatores indispensáveis na seleção dos cachorros", disse um funcionário da segurança pública de Gansu, província noroeste da China de onde os cães já partiram na última segunda-feira.

Nenhum comentário: