06 junho 2008

Ivanovic vence, garante final e liderança de ranking

A sérvia Ana Ivanovic assegurou presença na decisão de Roland Garros nesta quinta-feira, ao bater a compatriota Jelena Jankovic por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6 e 6/4.

» Veja fotos da semifinal Ivanovic x Jankovic no TERRA » Fotos ampliadas das musas no TERRA Além de valer vaga na final em Paris, o duelo também definiu a nova número um do ranking da WTA. Isso acontece porque a musa se beneficia da queda precoce de Maria Sharapova - derrotada nas oitavas por Dinara Safina -, e tira da russa a posição de número um do mundo.

Na decisão do segundo Grand Slam do ano, Ivanovic terá pela frente justamente a irmã de Marat Safin, que mais cedo havia derrotado outra russa, Svetlana Kuznetsova.

O embate que consagrará a campeã será realizado no próximo sábado e até agora contempla leve vantagem para a sérvia, que venceu dois dos três jogos já realizados - a seu favor Safina tem o fato de ter vencido o único jogo no saibro.

Esta é a terceira final de Grand Slam de Ivanovic. Na final do Aberto da Austrália deste ano, a musa sérvia foi derrotada por Maria Sharapova, enquanto que na decisão de Roland Garros de 2007, caiu contra Justine Henin.

Na quadra Philippe Chartrier, Ivanovic começou mal e viu a rival abrir 2 games 0. Na seqüência, ainda desperdiçou três chances de quebra para dar o troco, mas Jankovic não conseguiu se livrar da crescente pressão e cedeu a igualdade em quebras no quinto game. Após obter um duplo break point quatro games depois, a número dois do mundo aproveitou a primeira chance para abrir a vantagem que seria decisiva.

Em bom momento, Ivanovic abriu a segunda parcial quebrando o saque da compatriota e aproveitou para colocar vantagem quando resistiu a dois break points no game seguinte. No entanto, Jankovic repetiu o desempenho da rival no set anterior e foi buscar a igualdade, finalmente atingida no sexto game. Embalada, a terceira favorita ao título encaixou uma série de bons pontos para fazer 6/3.

O bom momento de Jankovic não terminou com o início do terceiro set, aproveitando logo uma de três chances de quebra. Na seqüência, a tenista se livrou de um break point para consumar a vantagem. Mas a irregularidade da partida apareceu de novo no sexto game, quando a musa do tênis feminino não desperdiçou a oportunidade de voltar ao jogo, forçando um empate por 3/3.

Nesse contexto, um duplo break point obtido por Jankovic na seqüência poderia ter definido o confronto: depois de salvar a primeira chance da adversária, a favorita titubeou e permitiu nova quebra de saque com uma dupla falta. No entanto, a terceira pré-classificada fez questão de reabrir o encontro ao ceder logo de cara mais três breaks.

Ao igualar a decisiva parcial em quatro games para cada lado, Ivanovic não desperdiçaria mais a oportunidade de chegar à segunda final seguida em Roland Garros e de assumir a liderança do ranking. Agressiva, ela se impôs ao vencer os dois games restantes e dar adeus ao sonho da compatriota.

Nenhum comentário: